Nossa Senhora da Conceição Aparecida


La muestra "Aparecida - A Virgem Mãe do Brasil" se inauguró el 12 de octubre pasado, día de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Patrona do Brasil.
Se trata de una exposición dedica a dicha Padroeira (patrona), conformada tanto por objetos devocionales e iconografía popular como por representaciones de artistas contemporáneos y montajes de escenografías de exvotos.

Los artistas Nelson Leirner, Fernando Ribeiro, Quénum, Osmundo Teixeira, Antonio Miranda y Moisés Patrício fueron invitados a realizar una interpretación contemporánea de la Padroeira.
La exposición también incluye imágenes de la Virgen de Regla y la Virgen Nuestra Señora de Luján, semejantes a Nossa Senhora Aparecida.










Y acá, dejo la leyenda de su aparición en português!

Três pescadores: João Alves, Domingos Garcia e Felipe Pedroso, em outubro de 1717, precisavam de muito peixe para o banquete do Conde de Assumar. Várias vezes jogaram as redes nas águas do rio Paraíba do Sul, e nada conseguiam pescar. Já estavam desanimados quando, de repente, na altura do Porto de Itaguaçu, percebem algo estranho na rede. Era o corpo de uma imagem feita de terracota. Em seguida, redes novamente ao rio, e o que acham desta vez? A cabeça que se encaixa direitinho no corpo da imagem. Gritam de espanto e sentem um sinal dos céus, pois, a partir daquele momento, a pesca foi abundante.
Os piedosos habitantes do lugar logo atribuíram o fato a um milagre da Virgem morena, que passaram a chamar Nossa Senhora da Conceição Aparecida.






No hay comentarios: